Fagner Antonio Lopes

Em Depoimentos

No dia 9 de janeiro de 2015, embarquei (literalmente) para um dos mais importantes projetos da minha vida: meu primeiro intercâmbio. Foram 30 dias maravilhosos em Toronto, a principal e mais populosa cidade do Canadá. OBS: ao contrário do que muitos pensam, não é a capital do país.

No começo, deu aquele frio na barriga, e nem estou falando do frio de verdade que fazia quando cheguei na cidade, algo em torno de -13°, mas do medo de ter que conviver com pessoas novas e de me comunicar exclusivamente em inglês, um idioma que eu não dominava. Não demorou muito e o medo foi embora pra bem longe, dando lugar à emoção de estar naquele lugar; de ver que aquele sonho que estava sendo planejado há meses, desde a primeira reunião na agência, enfim havia sido concretizado. Eu estava no CANADÁ!

Não vou descrever cada detalhe da viagem, pois, com certeza, teria que escrever um livro com algumas centenas de páginas. Cada minuto era uma novidade, uma descoberta, um aprendizado. Quando se embarca para um intercâmbio com o objetivo de aprender um idioma novo, tenha certeza que a língua acaba sendo apenas uma das inúmeras coisas que você aprende. Você conhece muito sobre a cultura do povo, os hábitos e tem uma nova percepção de como as pessoas vivem foram do nosso país.

Desde o princípio, optei por não ficar em uma homestay, ou também conhecida como casa de família. Então, a agência me apresentou um dormitório estudantil, que era localizado dentro de uma faculdade e onde viviam estudantes de diferentes lugares do mundo. Lá, conheci gente de vários países e me senti muito bem recebido. Aprendi muito com cada um deles. Na escola, também muito bem recebido. Os professores eram canadenses e falavam exclusivamente em inglês. Falar português ou qualquer outra língua é proibido. Isso ajuda muito, pois você passa a se acostumar com a língua. Para se ter uma ideia, no final do curso, eu estava compreendendo os professores e colegas falando em inglês com a mesma facilidade e naturalidade que escuto em português. Foi incrível o avanço em tão pouco tempo. Óbvio que eu já tinha um certo conhecimento em inglês antes da viagem, mas isso é potencializado em uma imersão como essa.

Agora, de volta ao Brasil, me dá uma imensa saudade de Toronto, de cada lugar lindo que visitei por lá, dos amigos que fiz (brasileiros e de outros países), da sensação de segurança ao andar na rua a qualquer hora do dia ou da noite, da educação e paciência do povo canadense (eles são extremamente solícitos para te ajudar), da facilidade de locomoção com o metrô e ônibus, do frio (que não é tão assustador como eu imaginava), da neve, mas, principalmente, da sensação de viver em um país que deu certo, em todos os sentidos.

Como são muitas coisas para contar, sintam-se à vontade para me adicionar no Facebook e acompanhar um pouco mais sobre a viagem nas minhas publicações, ou ainda, podem me mandar recados inbox que responderei com certeza.

Voltar