O poder de uma viagem de intercâmbio.
Em Kirra
Por que fazer um intercâmbio?
Se você der um Google ou, até mesmo, conversar com alguma pessoa que tenha feito um intercâmbio, é bem provável que a maioria das motivações para tal empreitada seja o domínio de um segundo idioma ou dar um up no curriculum. O que, por si só, já são ótimos motivos. Porém, pouco se comenta na jornada interior da pessoa que quer fazer um intercâmbio.
Deixar o conforto do lar, a comidinha da mamãe e as velhas opiniões formadas sobre tudo é tarefa para os mais corajosos. O resultado final é algo memorável. Afinal, você quer ser sempre a pessoa para quem os outros contam as histórias vividas em outros países, ou o protagonista de suas próprias aventuras?
Quer fazer um intercâmbio? Reserve espaço na mala, mente e no coração.
O intercâmbio é perfeito para conciliar a formação com a experiência de imersão em uma cultura distinta, isso expandirá muito mais a sua mente. Se preferir, você pode ir a trabalho, ótimo para pegar fluência no idioma e ter um diferencial profissional. E claro, você pode optar por um trabalho voluntário, perfeito para os dois lados, assim, não só você aprende, como pode ajudar pessoas, o que é imensamente engrandecedor.
Independente da sua escolha, tanto de país e tipo de intercâmbio, esteja preparado para realmente se doar a experiência. Abra sua mente, permita-se experimentar coisas novas, vestir as roupas locais, apreciar aculinária, sair, fazer amigos, comprar bugigangas, frequente templos religiosos, participe de palestras, debates, se aproxime das pessoas, converse com um estranho na rua, aproveite. Fazendo essas coisas, você irá descobrir que é capaz de fazer muito mais do que jamais imaginou.
Um Curriculum de vida de dar inveja.
Parta em rumo da aventura da sua vida e depois volte transformado, assim será com quem vive um intercâmbio. Cada experiência de vida é exclusiva, e o único erro, é deixar à vida passar sem aproveitar o que ela pode oferecer. Quando você estiver no intercâmbio, perceberá que não há muitas certezas, mas diversas possibilidades, todas, igualmente inesquecíveis.
Talvez você faça uma tatuagem, mude o corte de cabelo, troque o estilo de roupa, encontre o amor da sua vida, ou a paixão de uma noite. Talvez mude de doutrina religiosa, posicionamento político ou visão filosófica. Talvez sinta frio, calor, fome, medo e saudade, ou nenhum deles, e se sentir, aprenderá que pode perfeitamente sobreviver. Talvez você sinta tanta saudade de casa que descubra que nunca deveria ter saído, ou então, perceba que deveria ter se aventurado antes. Talvez você não queira nem voltar, ou fique com vontade de conhecer outros países.
A verdade é que, quando estiver de volta, terá um curriculum valioso e dominará o idioma estrangeiro, mas, a verdadeira mudança será interna. Você perceberá nas fotos que tirou, nas histórias que contará para a família, amigos, filhos e netos, na forma de enxergar o mundo, conversando com as pessoas ou até mesmo vendo o noticiário no dia a dia.